Ao organizar uma feira ou evento, um dos principais desafios das equipes envolvidas é divulgar a realização do mesmo ao público-alvo e captar o número desejado de visitantes. Não é a toa que a pergunta ‘’Como atrair público para minha feira ou evento?’’ chama tanta atenção. Por isso trouxemos algumas táticas já comprovadas para dobrar a venda de ingressos, inscrições e confirmações para o seu grande evento. Basta você usá-las com sabedoria.
Objetivo principal definido
Bem, o primeiro passo para atrair uma boa quantidade (e claro, qualidade) de público para seu evento é conhecer para quem ele se destina e onde esse público se encontra (estamos falando aqui de público-alvo, que você já deve estar cansado de ouvir). Após isso, você precisará consolidar o principal objetivo por trás de tudo isso. Ou seja, qual a intenção real deste evento? Conquistar mais clientes, fidelizar antigos consumidores, fazer novos negócios?
Com o foco do evento estrategicamente definido, podemos e devemos começar!
Partindo para a divulgação
Atraindo participantes para sua feira com geração de leads
Conseguir maneiras de entrar em contato com os potenciais visitantes antes do grande dia é uma opção para criar, aumentar e engajar sua base de dados. Portanto, para atrair mais público, vale apostar em geração de leads! Como?
Você não precisa esperar chegar próximo do evento para iniciar o credenciamento online de visitantes ou a venda de inscrições.
Use formulários na sua página do evento com ‘‘Inscreva-se aqui‘’, assim você saberá se aqueles que se deparam com o seu site ou os que o visitam intencionalmente estão dispostos e motivados a fazer na mesma hora o credenciamento para o evento disponibilizando apenas alguns dados.
E com estes dados em mãos, você terá novos leads e caminhos para realizar mais vendas.
Novos canais de comercialização
Invista em novos canais de comercialização que hoje em dia possuem papel fundamental em qualquer divulgação de evento. Algumas sugestões:
- SEO (search engine optimization) para eventos;
- Estratégias de Inbound Marketing;
- Facebook Ads;
- Plataformas como Instagram e outras mídias sociais.
Compartilhamento Social
Pois é, não dá pra ignorar as redes sociais – e você sabe muito bem disso. Tenha mídias como as que mencionamos acima (e outras como LinkedIn, Youtube, Twitter) também como canais geradores de leads.
A função “compartilhar” ou “retuitar” são excelentes exemplos de publicidade espontânea. Mas para esse compartilhamento acontecer você precisa conectar seus perfis entre os apps para garantir que sua publicação alcançará a todos e até traçar um caminho por meio dos famosos “links na descrição”, ok?
Conteúdo – e não é qualquer um
Investir em conteúdos relevantes e acerca do tema da sua feira pode colocar o nome do seu evento no topo do Google e gerar leads, ou seja, novos nomes de potenciais interessados em participar do seu evento!
Um exemplo: você está promovendo uma feira sobre decoração. Escreva sobre tendências, pessoas que estão se destacando na área, a evolução do tema ao longos dos anos e a influência disso na vida das pessoas.
Use o Pulse do LinkedIn para publicar os artigos. Isto aumenta as chances de que visitantes em potencial, ao pesquisarem sobre decoração, caiam na página ou blog de seu evento!
Aí se o website já estiver com o formulário online no ar, você oferece a oportunidade para se credenciar ao evento e deixar os dados de contato.
E parabéns: você gerou um lead qualificado e potencial visitante do seu evento!
Grupos de interesse
As redes sociais também são úteis para identificar grupos de interesse e, consequentemente, trazer leads para contribuir com o número de visitantes.
Um exemplo: Seu evento envolve o mundo fitness e uma influenciadora deste tema irá comparecer? Uma ótima ideia é divulgar a presença dela em grupos sobre saúde, corpo, bem-estar e claro, esportes!
E-mail marketing
Quando utilizado de forma correta, o e-mail marketing se torna um grande aliado na divulgação. Se você já possui uma relação com dados potenciais, que participaram de projetos passados ou demonstraram interesse no atual, aproveite e encaminhe novos e-mails com conteúdo relevante daqueles capazes de instigar o leitor a conhecer mais sobre o evento, levando à conversão.
Envolva parceiros e patrocinadores
Já que todos estarão presentes, aproxime-os e faça com que eles também sintam que estão fazendo algo para o sucesso do grande dia.
Para motivar patrocinadores, parceiros e fornecedores a divulgarem o nome do evento e a venda de ingressos e inscrições, ofereça benefícios extras como um par de ingressos. Aproveite essa tática para também expandir sua rede de relacionamento.
Digital influencers
Saber quem são os influenciadores do tema da sua feira no mundo digital é extremamente eficaz. Afinal, eles são ouvidos diariamente pelo público-alvo e, muitas vezes, conferem um desempenho superior se comparados aos meios tradicionais de divulgação.
Para uma feira sobre moda, por exemplo, por quê não publicar uma entrevista com um influenciador do Youtube conhecido por suas dicas de moda e estilo? Um texto ou vídeo de um influenciador pode atrair centenas de novos visitantes ao seu website ou blog e gerar mais público interessado em ir para o seu evento!
Escassez
Imagine um lote de ingressos VIP disponíveis para a compra por determinado período de tempo com um preço especial. Dá aquela vontade de aproveitar a oportunidade, não é mesmo? Afinal, ela é limitada! Pois bem, esse é um exemplo de como gerar exclusividade e escassez.
Essa tática pode ser usada em campanhas de marketing, na elaboração de pacotes especiais ou em compras com antecedência. Mas cuidado, você não deve abusar do recurso para evitar que a experiência exclusiva se torne banal e desaponte seus compradores.
Relação com seu público
Com a base de dados construída a partir de todos ou alguns desses processos, converse com os inscritos até o grande dia, informe sobre atrações da feira e novos palestrantes, venda workshops e os engaje com conteúdo útil e atraente.
Assim, você estará sendo sempre notado pelo seu público alvo e dando meios para que inscrições antecipadas se convertam em visitantes.
Dica final e mais importante
Comece hoje mesmo!